Afinal de contas, o que é CDI?
- Bem Gasto
- 22 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Para você que está iniciando agora no mundo da educação financeira e, consequentemente, dos investimentos, já percebeu que existe uma sopa de letrinhas para definir produtos bancários, taxas e investimentos.
E se ficou interessado em renda fixa mais cedo ou mais tarde vai se deparar com o famoso CDI. Mas afinal o que significa esta sigla e na prática como ela interfere em meus investimentos?
CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário.
Para entender o que é CDI você precisa saber que as instituições financeiras (os bancos, por exemplo) fazem empréstimos entre si.
Explicando: No fim de cada dia uma determinada instituição teve uma quantia de saques superior aos de depósitos, enquanto em outra ocorreu o contrário. Nesse caso, para equilibrar o caixa a instituição que necessita de dinheiro pega emprestado do banco que tem dinheiro sobrando. A remuneração por esse empréstimo é o chamado CDI. Não há nada de errado nisso, inclusive a prática é regulamentada pelo Banco Central.
A IMPORTÂNCIA DO CDI
A taxa CDI reflete o custo que os bancos têm para captar dinheiro no mercado, portanto a variação da sua taxa impacta no meu e o no seu bolso quando precisamos tomar dinheiro emprestado do banco através de empréstimo ou financiamentos.
Quanto maior for a taxa de CDI paga pelo banco, pode ter certeza de que os juros do seu empréstimo ou financiamento ficarão mais altos e. Na mesma proporção, quando a taxa de CDI diminui, o banco tende a facilitar o acesso do cidadão a linhas de crédito ofertando taxas de juros menores a seus clientes.
Cabe ao Banco Central acompanhar de perto as transações de CDI para evitar discrepâncias em relação a taxa básica de juros da economia Brasileira, a taxa Selic. O Banco Central pode ofertar ou demandar empréstimos para impedir flutuações muito acima ou muito abaixo da meta Selic. Dessa forma o CDI sempre esta muito próximo a taxa Selic vigente no momento, em abril de 2019 o CDI estava em 6,4% ao ano.
CDI E OS SEUS INVESTIMENTOS
Para nós, investidores pessoa física, o CDI não é um investimento mas é uma taxa referencial usada como base para remuneração de outros investimentos, que por sua vez permitem acesso de pessoas físicas. Os mais comuns são: CDB, LCI, LCA e fundos de investimento em renda fixa.
Já ouviu ou leu sobre algum CDB que paga 100% do CDI? ou 80 % do CDI? Ou ainda 120% do CDI?
Se uma aplicação rende 100% do CDI significa que esta rendendo 6,4% ao ano. Se rende 80% do CDI significa que esta rendendo 5,12% anualmente (6,4 * 0,8) e por fim se rende 120% do CDI significa 7,68 % por ano (6,4 *1,2).
Dica: qualquer rendimento abaixo de 100% do CDI não é vantajoso para o investidor pessoa física pois é possível obter rentabilidade maior e com menor risco através do Tesouro Direto Selic. Essa é a principal aplicação do entendimento do CDI em nossas finanças.
Alguns termos do mercado financeiro podem dar uma ideia de complexidade, mas a sua aplicação é muito mais simples do que se imagina é o preço de não entender sempre é mais caro do que buscar informações e educação financeira.
Não se deixe intimidar pela falta de conhecimento, estamos aqui para ajuda-lo!
Leandro Silva
MBA em economia e setor financeiro. Acredita que finanças pessoas são um dos pilares para o bem estar da sociedade.
Voluntário da Bem Gasto
Instagram: leandrodsantoss

Comments