top of page

Blog Bem Gasto

Começou 2020! Fique de olho no calendário!

Começou o ano!


Nada melhor do que fazer um bom planejamento financeiro para que as surpresas sejam mínimas. Afinal de contas, Carnaval tem todos os anos, então por qual motivo nos acabamos gastando mais do que podemos e colocamos a culpa no feriado?

Para ajudar, resolvemos evidenciar as principais datas que teremos algum gasto em 2020.

Hoje, falamos dos compromissos de janeiro a junho. Amanhã, traremos o restante do ano.


Calendário 2020: confira as datas mais importantes


Janeiro

Em breve o IPVA entrará em seu orçamento. Os proprietários de veículos podem pagar o imposto de uma única vez, e é o que aconselhamos, caso seu orçamento permita isso, é claro. Vale lembrar que esse imposto poderá ser dividido em até três vezes. É fundamental manter esse imposto em dia, para que não gere uma dívida ativa de IPVA.


Se você tem carro e tem uma casa em seu nome, lembre-se que janeiro também é o mês de pagarmos o velho e bom IPTU, outro imposto que não sendo pago, gerará uma dívida ativa. Em medidas mais extremas, caso esse imposto não seja regularizado, poderá ocorrer execução fiscal e corre o risco de a propriedade ser tomada.


Já ouviu falar em uma coisa chamado matrícula? Eita! Janeiro é o mesmo desse danado aparecer nos orçamentos de quem tem filhos em escolas ou quem faz faculdade particular. E ano novo, caderno novos, canetas novas, isso é o que chamamos de material escolar.



Fevereiro

E a festa mais longa e alegre do ano poderá exigir um pouco mais do seu orçamento e em fevereiro é bom você está bem ligado, afinal de contas, o carnaval voltará a ser no segundo mês do ano. Para ser mais específico, o carnaval será na terça-feira, dia 25 de fevereiro, mas sabemos que muitas pessoas começarão a brincar o carnaval um pouco antes, na sexta-feira, dia 22 de fevereiro. Os gastos variam entre passagens aéreas, hospedagem, fantasias, abadás, ingressos de desfiles, entre outros.



Março

Chegou o mês do Leão, ou mais conhecido como Imposto de Renda. No primeiro momento, você não terá nenhum gasto e esperamos que assim seja até finalizar o processo, mas é bom ter muita atenção na hora de declarar seu imposto de renda, afinal de contas, qualquer erro ou qualquer despesa ou receita ocultada, poderá lhe gerar um gasto em forma de multa por parte da Receita Federal.


Outra dica importante é que quem declara mais cedo, tende a receber a reinstituição ainda mais cedo. Cuidado para não deixar para os últimos dias e ser surpreendido com alguma coisa.



Abril

E o tão sonhado mês da Páscoa finalmente chegou, é a hora de comer muito chocolate. Nesse período, é a época que podemos ter gastos extras, até porque não podemos deixar de comer aquele ovo de páscoa simplesmente, sensacional!



Maio

O dia do trabalhador é no primeiro dia de maio e será em uma sexta-feira, então é bom se organizar, porque poderá acontecer aquela viagem para curtir com a família ou com amigos.

No segundo domingo de maio, haverá o dia das mães, então é bom reservar aquele dinheiro do almoço e do presente da sua mãe.


Se você fará a prova do ENEM e precisará pagar a taxa de inscrição, então é bom reservar, no mínimo, uns 85 reais para essa taxa. Não foi divulgado quando será aberto as inscrições do ENEM e nem quanto será, mais historicamente, as inscrições começam em maio e em 2019, o valor da taxa foi de 85 reais.



Junho

Esse mês de junho, haverá no dia 11 de junho o feriado de Corpus Christi e no dia seguinte, o dia dos namorados. Já se programa aí, porque aquela viagem em comemoração, principalmente ao dia dos namorados, poderá acontecer.


O mês de junho ainda não acabou, não podemos esquecer do São João. É mais uma oportunidade que teremos em 2020 de comermos muito e viajarmos bastante.


Amanhã teremos mais informações! Aguarde!

Um abração!


Tarcísio Neri é um aprendedor e mais um monte de coisas que disseram que não iria dá certo e não adiantou de nada, que mora em Recife-PE. Apaixonado por servir as pessoas. Adora ler e escrever.

tarcisioneri@outlook.com

Instagram: @tarcisio_neri



108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page