top of page

Blog Bem Gasto

Feliz Natal e ... próspero processo novo!

Amigos e amigas, tudo bem com vocês?

O fim do ano já está aí… Papai Noel na TV e nas ruas, compras de Natal, presentes, família… momento de um pouquinho de caos, estresse mas, mais importante, um momento de recarga, de reencontros e de muito simbolismo, mesmo se Natal não é sua praia ou parte de sua religião. Momento onde muit@s querem descansar, e muit@s outr@s começam a traçar as metas para o ano que se aproxima.


Uma coisa nós temos de admitir: o Ano Novo em si não tem mágica e não vai fazer você mudar seu comportamento, realizar melhores escolhas. Quantas vezes a gente já fez uma promessa de Ano Novo somente para renová-la no Réveillon seguinte?


Sendo assim, eu sou da seguinte opinião: o melhor momento de começar alguma mudança é sempre agora. Não se deve esperar um momento ideal para começar, seja a segunda-feira (dia interplanetário do começo da dieta), seja o dia 2 de janeiro de cada ano. Não importa se é sexta, ou 23 de dezembro - nossos objetivos de longo prazo ignoram estas marcas no calendário!


Apesar de tudo isso, querendo ou não, a época em que estamos agora acaba sendo um marco e um momento naturalmente propício para (i) analisar o passado e (ii) mentalizar o futuro. Lembre-se: não, 2020 não será o “ano mágico” onde você emagrecerá e ficará ric@ por milagre. Afinal, alcançar estes objetivos de maneira duradoura e saudável implicam tempo e resiliência! Este pode ser, no entanto, o ano onde você (e eu e tod@s nós) faça o plantio de algumas sementes neste sentido.Que tal? 


Muita gente indica várias sementes, mas eu vou tentar ousar algo ligeiramente diferente. Para o ano que vem, desejo a tod@s vocês melhores processos


Que eu quero dizer com isso? Nós estamos sempre focados em resultados; queremos sempre o peso ideal, aquela quantidade de dinheiro na conta, uma certa renda passiva, mais produtividade, um emprego melhor… nem sempre nos ocupamos de estabelecer processos correspondentes a estes objetivos. Metas e objetivos são ótimos se comparados a “vagar pela vida sem saber onde se quer chegar”, mas esta postura pode trazer frustrações. 


Esta frustração vem de um simples fato: o “resultado” que buscamos vem de um conjunto de ações e circunstâncias não inteiramente dentro de nosso controle. Já é complicado tomarmos boas decisões ao longo do tempo e, mesmo se fizermos isso, pode ser que o resultado almejado não seja alcançado. Sendo algo externo a nós, nosso poder de influenciar estes fatores é limitado. 


Ou seja - ao focarmos somente no resultado, tentamos controlar coisas que não conseguimos. Se o resultado não é obtido, corremos o risco de jogar tudo pro alto! 

Ao fazermos algo ligeiramente diferente, podemos ter mais prazer na jornada, nem sempre fácil. Ao nos concentrarmos em um processo sólido para tomarmos decisões consistentes ao longo do tempo, focado em coisas sobre as quais temos controle e influência, não ficaremos frustrad@s, mesmo que em alguns momentos da jornada o resultado não seja o desejado (ainda). 


Querem um exemplo? Montar uma carteira de investimentos de renda variável para o longo prazo. O resultado (aumento de patrimônio) não depende só das ações de uma pessoa, mas também de coisas alheias à vontade dela. Se em um ano os preços das ações caíram por uma crise mundial: 


(i) quem se preocupa só com o resultado vai entrar em pânico. Vai ficar triste, talvez deprimido, e corre o risco de desistir. Vai ler as notícias e provavelmente ouvir que bolsa é ruim e vai vender com prejuízo. 

(ii) quem tem um processo bem definido e um prazo estipulado para seus objetivos, dorme tranquil@. Segue seu plano e esquece dos fatores que não pode controlar, mesmo que aquele resultado intermediário não seja ideal. 


Então, sabendo que vários objetivos (emagrecimento, construção de patrimônio, renda passiva, desenvolvimento de carreira, empreendedorismo) são de longo prazo e que você vai precisar persistir, que tal focar no que você tem controle? Abra mão do resto… quem sabe assim você (e eu e tod@s nós aprendemos a curtir um pouco mais a jornada e, lá no final, ter mais sucesso? Minha sugestão então é - use este momento de final de ano, este símbolo de reflexão e recomeço, para criar, além de novas metas, novos processos para alcançá-las.


A tod@s @s amig@s que nos acompanham neste blog, desejo um Feliz Natal e um 2020 cheio de realizações, aprendizados, felicidade e, por que não, novos processos!

Um grande abraço!


Alexi


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page