top of page

Blog Bem Gasto

Prepare-se para os compromissos financeiros de 2020 - parte 2

Ontem, o blog trouxe a "previsão" dos gastos de janeiro a junho para que você possa se organizar mais facilmente. Agora, apresentamos a você os compromissos da segunda metade do ano. Leia com atenção e programa-se!



Julho

Se você tem filho, é bom se preparar para julho, pois é o mês das férias escolares. Ninguém merece deixar o pequeno em casa durante um mês sem fazer absolutamente nada, então é bom ter uma reserva para possíveis passeios ou viagens mais longas. Mas cuidado, porque são 31 dias para aproveitar: é bom ponderar como usará suas finanças para não entrar no vermelho. O ideal, se for viajar, é pensar no hotel, passagens aéreas e destino com antecedência.


Agosto

Chegou o mês dos nossos pais, que tal homenagear ele de uma forma criativa e que não vá comprometer tanto seu orçamento? Mas se preferir, dê aquele presente que ele merece, mas nunca é demais lembrar que isso precisa caber dentro do seu orçamento e que se possível, não passar o valor dessa dívida para o próximo mês.

O mês de agosto também traz consigo as inscrições nas provas das universidades mais concorridas do país, como USP, Unicamp e Unesp. Nos anos anteriores, o valor da inscrição girou em torno de R$ 170, então não custa nada separar uns R$ 200,00 para essa possível despesa, caso você tenha interesse em ingressar nessas universidades ou tenha algum dependente que possua interesse.



Setembro

No dia 7, teremos o feriado da Independência. Neste ano, a data cairá em uma segunda-feira, então poderá acontecer aquela viagem ou passeio em família. Mais uma data para se programar e não deixar passar em branco.



Outubro

Também teremos mais um feriado no começo da semana, que coincide com o Dia das Crianças. Mais um dinheirinho que deve ser programado com antecedência.




Novembro

O fim de ano já bate na porta e novembro é um mês que promete fortes gastos. Logo no dia 2, é o dia dos Finados. Essa é uma data que precisamos levar em considerações gastos como compra de flores, fazer uma visita ao cemitério e bancar a manutenção do túmulo podem ter alguns custos altos. Mas caso você não tenha nenhum ente que já faleceu, então considere separar um orçamento para uma possível viagem, pois esse é mais um daqueles feriados que caem na segunda-feira.

No dia 15, é a famosa Proclamação da República. Esse feriado cairá em um domingo e dificilmente ocorrerá um gasto com viagens.

Cinco dias depois, teremos o Dia da Consciência Negra. Esse feriado é comemorado em uma sexta-feira, então é bom reservar um dinheiro extra para gastos com viagens e saídas.

E a famosa Black Friday, que já caiu no gosto do consumidor brasileiro, será no dia 27, mas lembre-se que o comercial brasileiro geralmente não respeita essa data e faz uma Black Friday por todo mês. Então, se quer comprar aquela televisão que você vem namorando há um bom tempo, ou trocar de celular, pode ser o melhor momento para fazer isso, até porque no mês muitos receberão a primeira parcela do 13ª salário.

É importante deixarmos claro na sua mente que novembro é um dos meses que teremos altos gastos, bem como dezembro, então comece a se organizar desde já.


Dezembro

Chegou o mês de “Roberto Carlos Especial”.

Teoricamente, todos os trabalhadores CLT precisarão receber a segunda parcela do 13º salário até o dia 20 de dezembro. Chegou aquele momento de fazer compras, pagar dívidas e juntar uma parte desse dinheiro extra.

Como cantaria a cantora Simone: “Então é Natal, e o que você fez?”

Essa é uma das datas mais importante ao longo de todos os anos, é um momento de confraternização entre as famílias e amigos. Além de gastos com festas, não podemos esquecer de possíveis gastos com roupas novas.

“O ano termina e nasce outra vez”

O final de mais um ano chega e com ele, queremos tentar começar um novo melhor do que começamos e terminamos o ano que finalizou. No dia 31 de dezembro de 2020, se prepare para comemorar muito e além de tudo, agradecer por tudo que aconteceu ao longo do ano de 2020. Vale muito a pena se planejar para a virada do ano. Mesmo que você fique em casa com sua família, se planeja para tornar esse momento bastante especial entre vocês.


Ah e não podemos deixar de alertá-los que ao final do ano, surgem as famosas “confras” ou mais conhecidas como confraternizações seja com amigos, seja na empresa. E o amigo secreto? Não podemos esquecer que isso pode pintar em seu orçamento também.

Uma das coisas que não mencionamos e que é fundamental mencionarmos agora, é que você separe o mês que será seu aniversário, até porque você mais do que ninguém, merece se presentear com algo que goste muito e se isso demandar um esforço maior do seu orçamento, já vá se preparando para isso.


Um abraço e um ótimo e organizadíssimo 2020!


Tarcísio Neri é um aprendedor e mais um monte de coisas que disseram que não iria dá certo e não adiantou de nada, que mora em Recife-PE. Apaixonado por servir as pessoas. Adora ler e escrever.

tarcisioneri@outlook.com

Instagram: @tarcisio_neri




67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page